Venda de combustíveis crescerá menos, diz BR
O presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, afirmou nesta terça-feira (13/12) que a venda de combustíveis deverá acompanhar a economia e crescer menos em 2011. Mesmo assim, Lima acredita que o aumento nas vendas deve ser maior que o do Produto Interno Bruto (PIB), que segundo as últimas projeções do Banco Central deverá crescer 3,5% em 2011.
Mas, para as previsões de Lima se confirmarem, ou o PIB deve crescer menos que o BC espera ou as vendas de combustíveis terão que acelerar. Segundo dados da ANP, no acumlado dos primeiros 10 meses, as vendas já chegam 100 milhões de m³, alta de 2,7% em relação a 2010, menor que a projeção do PIB.
Segundo Lima, além da economia, a queda na comercialização de etanol também teve impacto nas vendas de combustíveis. No acumulado até outubro, as vendas de etanol hidratado já caíram 27,3% devido a queda da safra de cana.
Enquanto isso, o volume de gasolina comercializada aumentou 17,6% nos primeiros dez meses. Esse aumento da participação da gasolina no tanque do consumidor contribui para a redução do volume total de combustível comercializado no país já que um litros de gasolina equivale, em termos energéticos, a 0,7 litro de etanol. |